segunda-feira, 18 de outubro de 2010

20 - 26 Setembro de 2010

Nesta semana a professora Conceição Monteiro, que nos guiará ao longo do ano, apresentou-nos a disciplina de Área de Projecto dando-nos uma ideia geral do que é suposto fazermos ao longo do ano escolar e de que modo o podemos fazer.

Não é uma disciplina nova. Já a havíamos tido no terceiro ciclo do ensino básico. A diferença está no facto de os objectivos a atingir serem mais concretos e de acordo com as competências que adquirimos ao longo destes 11 anos escolares. Já sabíamos que a disciplina é basicamente prática, e não damos matéria, mas ao desenvolvermos obrigatoriamente um projecto estamos a aprender coisas novas e a pôr em prática muitos outros conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas. Por isso área de projecto pode também definir-se como a disciplina que engloba todas as disciplinas.

Durante estes noventa minutos preenchemos também umas fichas relativas às nossas expectativas e objectivos na disciplina, sobre um possível projecto que tivéssemos já na nossa mente. Foi-nos lançada a questão: - De que modo podemos concretizar esse projecto? Que recursos temos ?

Tudo isto foi, para nos ambientarmos melhor à disciplina e ficarmos já mentalizados de como vamos trabalhar. Do nosso ponto de vista Área de Projecto é uma disciplina que nos pode ajudar imenso no desenvolvimento da nossa responsabilidade, a nível pessoal e social, a nossa capacidade de trabalhar em grupo e consequentemente o nosso carácter de organização e orientação. Além disso, é uma disciplina que cria em nós espírito critico, de investigação, de pesquisa e de metodologia de trabalho e de produção de projectos e ideias, preparando-nos melhor para o futuro mundo do trabalho.

É uma aula excelente para nos “aliviar” do stress das outras aulas teóricas, já que criámos um projecto do nosso interesse e do qual gostamos de desenvolver e explorar e podemos dar asas à nossa criatividade.

Concluída a apresentação dos objectivos da disciplina de Área de Projecto, passámos à escolha dos grupos.

Como a turma era a mesma do ano anterior, já nos conhecíamos e foi fácil a escolha do grupo e a professora não colocou nenhum entrave. Ficou então decidido que o grupo era constituído por 5 elementos: Diogo Balau; Hugo Matos; Miguel Matias; Maxwell Smart e Pedro Marques.

Decidimos que cada um iria pensar num tema e na próxima aula apresentava ao grupo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário