terça-feira, 1 de março de 2011

Salmão Perfumado

Esta forma de preparar o salmão enriquece-o de sabores frescos, sem necessidade de adição de gordura.
O consumo de peixe deve ser incentivado. Para além de ter o mesmo valor proteico da carne, apresenta a grande vantagem de ser diferente no que respeita à quantidade e qualidade das gorduras: o peixe tem em média menos gordura do que a carne e, por outro lado, a gordura presente do peixe é insaturada, sobretudo poliinsaturada do tipo ómega-3.  Este tipo de gordura é protectora das doenças cardiovasculares.
A adição de uma grande variedade de ervas aromáticas frescas permite diminuir a quantidade de sal, uma vez que as ervas conferem ao peixe um enorme leque de sabores.

Ingredientes (4 pessoas):
  • 1 rabo de salmão com cerca de 800 gr
  • 1 limão (sumo)
  • 1 raminho de mistura de ervas aromáticas frescas (salsa, coentro, cebolinho, alecrim e tomilho)
  • 2 dentes de alho "socados"
  • Sal, a gosto
Preparação:
1. Depois de arranjado, faça alguns golpes paralelos nos dois lados do rabo do salmão, de modo a que os temperos penetrem mais facilmente.
2. Corte, bem fininho, todas as ervas aromáticas e adicione-lhes o sal e os dentes de alho, misturando muito bem todos os ingredientes. Junte o sumo do limão e mexa.
3. Tempere o salmão com o molho anterior, esfregando-o nas reentrâncias dos golpes e em toda a superfície do peixe. Deixe repousar durante 2 horas.
4. Prepare uma folha de alumínio, cujo tamanho seja suficiente para embrulhar o salmão. Ponha um fiozinho de azeite na folha de alumínio e coloque o salmão em cima. Dobre a folha de forma a embrulhar o salmão, fechando as extremidades.
5. Coloque o embrulho num tabuleiro, e introduza no forno previamente aquecido. Deixe assar durante 35-40 minutos, em lume médio.

Sugestão: Acompanhe com "Batatas assadas campestres" e "Brócolos com amêndoas"

Sem comentários:

Enviar um comentário