quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Artigo Sobre a Conferência

PROJECTO EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE | CONFERÊNCIA SOBRE 'OBESIDADE EM IDADE ESCOLAR'  
09-02-2011 14:25 
O Projecto de Educação para a Saúde (PES) promoveu, ontem, dia 8 de Fevereiro, a Conferência sobre “Obesidade em Idade Escolar”, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. Sendo a obesidade a principal doença do Século XXI, um grupo de alunos, da disciplina Área de Projecto, do 12ºB da Escola Secundária Alfredo da Silva resolveu realizar, no âmbito do projecto “Morangos Sem Açúcar” (inserido no PES), esta conferência que contou com a participação de Luís Santos, da Adexo - Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal, Mário Durval, Delegado de Saúde do Barreiro, Isabel do Carmo, Endocrinologista, e Manuela Dora, Professora e Escritora. 




Alunos e professores encheram o Auditório da Biblioteca para assistirem e participarem nesta conferência que teve como principal objectivo promover hábitos saudáveis e evidenciar os principais riscos da obesidade.
Mário Durval salientou, na intervenção, que a Delegação de Saúde tem colaborado com as escolas no sentido de envolver toda a comunidade educativa na prevenção da obesidade e apresentou alguns resultados de um estudo efectuado na Escola Secundária de Santo André, que revela uma baixa percentagem – cerca de 10% - de alunos com peso excessivo.
Realçou que, para estes números, podem ter contribuído o trabalho efectuado nas cantinas e bares e acções de prevenção e de mudança de comportamentos e atitudes. Mário Durval espera que estas acções, bem como o projecto “Morangos sem Açúcar” possam “repercutir-se no desejável estado nutricional da população no futuro”.
“A Saúde e o Corpo dos Jovens” foi o tema da intervenção de Isabel do Carmo que apresentou resultados de estudos feitos com crianças dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 9 e dos 10 aos 18. Em todas as faixas etárias, a percentagem de pré-obesidade e obesidade ronda os 30%. A Endocrinologista ficou, desta forma, “impressionada” com os resultados da Escola Secundária de Santo André.
“A melhor atitude é a da prevenção e principalmente nos bebés. Isto para que as crianças não ganhem células gordas que ficam para o resto da vida”, referiu Isabel do Carmo. Salientou que uma das causas da obesidade é a publicidade na programação infantil que em 45% é referente a alimentos e bebidas, na sua maioria prejudiciais para a saúde.
Além dos problemas de saúde que a obesidade provoca, nomeadamente insuficiência cardio-respiratória, produz também uma fraca auto-estima.
Isabel do Carmo também falou aos alunos e professores, recorrendo a fotografias e a casos concretos, dos problemas derivados da anorexia nervosa e da bulimia.
Luís Santos, da Adexo, salientou que “quando falamos de obesidade, falamos de perda de qualidade de vida. A obesidade é uma doença crónica, façamos ou não dietas e cirurgias”.
Referiu que muitas das causas da obesidade são genéticas. “Isso não podemos alterar, mas podemos alterar os nossos comportamentos”. Aconselhou os presentes a utilizarem os espaços que há para caminhar e praticar exercício físico, recordando a existência do Parque da Cidade, no Barreiro. Propôs a mudança de mentalidades e comportamentos: “isso está nas nossas mãos”. “Vimos aqui para vos alertar que podem ter uma vida saudável”, concluiu.
Manuela Dora, professora e escritora, contou a sua história, publicada em livro, acerca dos problemas com a obesidade.
Referiu que os doentes ainda não estão muito conscientes do impacto da patologia. Manuela Dora considera que a obesidade ainda é vista de “uma forma muito paternalista. Temos de começar a ver os impactos reais desta doença”.

Fonte: http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/Obesidade_Posterior.htm

1 comentário:

  1. O vosso trabalho e divulgação deu frutos, como se pode verificar com o auditório cheio e oradores de renome. PARABÉNS.

    ResponderEliminar