quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

14 - 20 Fevereiro de 2011

Estamos a preparar a visita à escola José Joaquim Rita Seixas:

üPreparar os detalhes e recortar os morangos para que os alunos possam fazer os seus desenhos.

Preparámos também as perguntas para envio à nutricionista da Plataforma contra a Obesidade.

Actualização do blogue.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Salada da Horta

Ingredientes:
(receita para 2 pessoas)
•½ iogurte natural
•½ molho de agriões
•1 colher (chá) de caril
•1 colher de amêndoas laminadas
•1 maçã ácida
•50 grs de rabanetes
•sal e pimenta q.b.
•sumo de limão q.b.
Preparação:
Lave bem os agriões, escorra-os e deixe-os secar em papel absorvente. Descasque os rabanetes e corte-os às rodelas. Em seguida, descasque a maçã e corte-a em lâminas finas, borrifando-as com o sumo de limão para que não oxidem.
À parte, misture o iogurte, o caril, o sal e a pimenta, até obter um preparado homogéneo. Junte a maçã, os agriões e os rabanetes numa saladeira, deite o molho por cima e distribua as amêndoas laminadas. Sirva a salada bem fria.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vitamina E

O termo vitamina E cobre oito compostos encontrados na natureza. Quatro deles são chamados tocoferóis e quatro são tocotrienóis, sendo identificados pelos prefixos a-, b-, g- e d. O alfa-tocoferol é o mais comum e o mais activo biologicamente destas formas de ocorrência natural de vitamina E.
Porque precisamos?

Acção antioxidante, protege gorduras polinsaturadas da acção do oxigénio.

Essencial para o bom funcionamento do tecido muscular;
Necessária à formação das células sexuais.
É vital para o sangue
Na falta desta vitamina na alimentação pode desenvolver-se a avitaminose designada por Esterilidade.


O papel principal da vitamina E é:

 A protecção dos tecidos do corpo de reacções que os danifiquem (per oxidação) as quais surgem a partir de muitos processos metabólicos normais e agentes tóxicos exógenos.

Especificamente, a vitamina E protege:

As membranas biológicas, tais como as encontradas nos nervos, músculos e sistema cardiovascular.
Ajuda a prolongar a vida dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) e ajuda o organismo a utilizar a vitamina A de forma óptima



Se não ingerimos...

Maior risco de doenças coronárias, derrame, catarata e alguns tipos de câncro. Disfunção neurológica que afecta o sistema nervoso, os olhos e os músculos. Anemia.

Onde encontramos?

Entre as melhores fontes naturais de vitamina E estão: sementes de girassol, espinafre, amêndoas e pimentões.

Os óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc.) e o gérmen de trigo são as fontes mais importante de vitamina E.

 Fontes secundárias são as nozes, avelã, e os vegetais de folhas verdes. Alguns alimentos básicos, como o leite e os ovos, contêm pequenas quantidades de a-tocoferol.

Para além disso, as margarinas e outros alimentos são fortificados com vitamina E.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sopa Juliana

Ingredientes:
(Para 6 pessoas)

150 g de feijão seco (catarino, encarnado ou manteiga)
1 L de água
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande
2 cravinhos
2 cenouras
2 nabos
2 dentes de alho
1 folha de louro
1/4 de molho de nabiças
1 colher de café de sal

Confecção:
De véspera ponha o feijão de molho em água fria.
Leve o feijão a cozer na panela de pressão com a água, 1 colher de azeite, a cebola cravejada com os cravinhos, 1 cenoura, 1 nabo, os dentes de alho e o louro.
Deixe levantar pressão e cozer 10 minutos.
Retire os cravinhos e o louro e reduza a puré.
Leve o puré ao lume e introduza a cenoura e o nabo que restam cortados em quadradinhos, as nabiças esfarrapadas e a rama do nabo mais fresca.
Junte 1 colher de azeite e o sal e deixe cozer.
E está pronta a servir.
*Se gostar muito de coentros, pode juntar um ramo pequeno picado na altura em que se junta as nabiças.
Nesse caso pode suprimir o sal.

Calorias 142
Proteínas 6,6 g
Hidratos de carbono 19,6 g
Gordura total 4,2 g
Gordura saturada 0,6 g
Colesterol 0 mg
Fibra 6,2 g
Sódio 261 mg

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

07 - 13 Fevereiro de 2011

A nossa professora encomendou um ramo de flores, em que mandou colocar morangos naturais, ficámos estupefactos com a ideia.

Finalmente, chegou o dia da Conferência e lá fomos nós com as t-sirt`s vestidas dos Morangos Sem Açúcar e iniciámos os preparativos, com ajuda da nossa Profª e dos nossos colegas, em particular as alunas Ana Rita e a Joana Filipa.

Distribuímos as canetas personalizadas e um panfleto a todos os presentes e iniciámos a Conferência com uma pequena introdução do grupo e do nosso projecto e os respectivos agradecimentos a todos os que directamente ou indirectamente nos ajudaram para que esta iniciativa se concretizasse. A Conferência realizou-se conforme esperado.
Ocorreram pequenos contratempos com a corrente eléctrica, mas o principal é que as dificuldades foram ultrapassadas e foi considerada uma iniciativa de sucesso.
Terminámos a conferência com os agradecimentos finais e a distribuição da nossa lembrança.

No jornal rostos on-line e no site da Câmara Municipal do Barreiro, saiu um artigo sobre a conferência, a elogiar a iniciativa, o que muito nos enalteceu.

Actualizámos o nosso Blogue, onde postámos algumas fotografias do evento, as quais foram tiradas pelas nossas colegas da turma e os colegas da turma de fotografia, além de termos feito o rescaldo da conferência.

A Câmara Municipal do Barreiro, enviou-nos um e-mail a solicitar que enviássemos um pequeno artigo e duas fotos para ser publicado no semanário das cidades, com distribuição a nível Nacional, para que a nossa iniciativa e o nosso projecto seja divulgado.
Ficámos muito elogiados com o convite e deitámos mãos à obra. Enviámos o artigo conforme solicitado, agora vamos aguardar a sua publicação.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sopa de Peixe

Ingredientes:
  • 1 cabeça e uma posta de garoupa;
  • 6 colheres (sopa) de azeite;
  • 3 dentes de alho;
  • 3 cebolas médias;
  • 3 tomates maduros;
  • tomilho;
  • orégãos;
  • colorau doce;
  • 3 batatas médias;
  • sal
Preparação:

Amanhe, lave e tempere o peixe com sal. Leve ao lume o azeite e os alhos cortados e descascados. Junte as cebolas picadas e refogue até ficarem transparentes. Adicione o tomate limpo e cortado em rodelas finas. Tempere com sal, tomilho, orégãos e colorau. Deixe apurar em lume brando.
Coza o peixe à parte coberto com água, até se separar bem das espinhas. Retire a pele e espinhas, corte em pedacinhos e reserve. Reduza o primeiro preparado a puré e leve novamente ao lume. Junte mais água se necessário. Quando a água ferver, adicione as batatas cortadas em cubos. Tape e cozinhe até ficarem macias. Junte o peixe e rectifique o sal.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Lombinhos de peixe estufados

O consumo de peixe não tem que ser sinónimo de “dieta”, “sem sabor”, “cozido ou grelhado”…. Basta colocar a imaginação a funcionar e dar cor, sabor e saúde a este alimento, que tantos benefícios lhe podem trazer.
Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 4 postas médias de peixe
  • 2 cebolas bem picadinhas ou em rodelas finas
  • 3 dentes de alho picados
  • 3 tomates maduros em cubos (pode utilizar tomate pelado enlatado)
  • ½ pimento verde, ½ vermelho e ½ amarelo
  • Sumo de limão
  • Açafrão ou tempero para peixe (mistura ervas)
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • sal, coentros, a gosto
Nota: lombos de pescada ou de tamboril, de bacalhau, e todo o tipo de postas de peixe com poucas espinhas)
Preparação:
1º Num tacho largo, aqueça o azeite e junte a cebola e o alho e, sem deixar alourar, acrescente o tomate e o pimento cortados em cubos ou tiras. Deixe ferver um pouco.
2º De seguida introduza o peixe (previamente salgado e temperado com sumo de limão). Coloque o peixe em cima da cebolada fazendo um ligeiro “buraco”. Tempere com as especiarias. Deixe estufar cerca de 20-25 minutos (consoante o peixe), e vire as postas a meio do tempo, com cuidado para não partir.
3º Perto da altura de desligar o lume, acrescente os coentros picados.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Artigo Sobre a Conferência

PROJECTO EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE | CONFERÊNCIA SOBRE 'OBESIDADE EM IDADE ESCOLAR'  
09-02-2011 14:25 
O Projecto de Educação para a Saúde (PES) promoveu, ontem, dia 8 de Fevereiro, a Conferência sobre “Obesidade em Idade Escolar”, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. Sendo a obesidade a principal doença do Século XXI, um grupo de alunos, da disciplina Área de Projecto, do 12ºB da Escola Secundária Alfredo da Silva resolveu realizar, no âmbito do projecto “Morangos Sem Açúcar” (inserido no PES), esta conferência que contou com a participação de Luís Santos, da Adexo - Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal, Mário Durval, Delegado de Saúde do Barreiro, Isabel do Carmo, Endocrinologista, e Manuela Dora, Professora e Escritora. 




Alunos e professores encheram o Auditório da Biblioteca para assistirem e participarem nesta conferência que teve como principal objectivo promover hábitos saudáveis e evidenciar os principais riscos da obesidade.
Mário Durval salientou, na intervenção, que a Delegação de Saúde tem colaborado com as escolas no sentido de envolver toda a comunidade educativa na prevenção da obesidade e apresentou alguns resultados de um estudo efectuado na Escola Secundária de Santo André, que revela uma baixa percentagem – cerca de 10% - de alunos com peso excessivo.
Realçou que, para estes números, podem ter contribuído o trabalho efectuado nas cantinas e bares e acções de prevenção e de mudança de comportamentos e atitudes. Mário Durval espera que estas acções, bem como o projecto “Morangos sem Açúcar” possam “repercutir-se no desejável estado nutricional da população no futuro”.
“A Saúde e o Corpo dos Jovens” foi o tema da intervenção de Isabel do Carmo que apresentou resultados de estudos feitos com crianças dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 9 e dos 10 aos 18. Em todas as faixas etárias, a percentagem de pré-obesidade e obesidade ronda os 30%. A Endocrinologista ficou, desta forma, “impressionada” com os resultados da Escola Secundária de Santo André.
“A melhor atitude é a da prevenção e principalmente nos bebés. Isto para que as crianças não ganhem células gordas que ficam para o resto da vida”, referiu Isabel do Carmo. Salientou que uma das causas da obesidade é a publicidade na programação infantil que em 45% é referente a alimentos e bebidas, na sua maioria prejudiciais para a saúde.
Além dos problemas de saúde que a obesidade provoca, nomeadamente insuficiência cardio-respiratória, produz também uma fraca auto-estima.
Isabel do Carmo também falou aos alunos e professores, recorrendo a fotografias e a casos concretos, dos problemas derivados da anorexia nervosa e da bulimia.
Luís Santos, da Adexo, salientou que “quando falamos de obesidade, falamos de perda de qualidade de vida. A obesidade é uma doença crónica, façamos ou não dietas e cirurgias”.
Referiu que muitas das causas da obesidade são genéticas. “Isso não podemos alterar, mas podemos alterar os nossos comportamentos”. Aconselhou os presentes a utilizarem os espaços que há para caminhar e praticar exercício físico, recordando a existência do Parque da Cidade, no Barreiro. Propôs a mudança de mentalidades e comportamentos: “isso está nas nossas mãos”. “Vimos aqui para vos alertar que podem ter uma vida saudável”, concluiu.
Manuela Dora, professora e escritora, contou a sua história, publicada em livro, acerca dos problemas com a obesidade.
Referiu que os doentes ainda não estão muito conscientes do impacto da patologia. Manuela Dora considera que a obesidade ainda é vista de “uma forma muito paternalista. Temos de começar a ver os impactos reais desta doença”.

Fonte: http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/Obesidade_Posterior.htm

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

31 - 06 Fevereiro de 2011

As canetas e as lembranças já estão prontas, quando as vimos ficámos radiantes, estavam tal e qual como tínhamos imaginado.

Fomos à Junta da Freguesia, entregar a factura das canetas e recebemos uns sacos de papel com o logótipo da Junta para colocar as lembranças e oferecermos às entidades.

Confirmámos a presenças das turmas convidadas, B; D, de fotografia, a reserva do auditório e do retroprojector.

Falámos com a nutricionista da plataforma contra a obesidade e combinámos uma alternativa à sua participação, em vez de participar na conferência nós enviamos um conjunto de perguntas para que possa responder por escrito. Com a entrevista por escrito pretendemos publicar no nosso blogue e na imprensa local.

Elaborámos um cartaz para divulgação da conferência, o qual foi afixado na nossa escola, no espaço J e no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

Elaborámos e imprimimos, com o formato de “cavalete”  , os nomes de cada orador para serem colocados na mesa, durante a conferência, de forma a que cada orador esteja devidamente identificado.

Rescaldo Da Conferência

È com enorme orgulho que anuncia-mos o sucesso da conferência realizada. Tal só foi possível devido á colaboração de várias entidades.O grupo “morangos sem açúcar” vem por este meio agradecer todo o apoio e disponibilidade prestada pelos seguintes elementos:

·         Câmara Municipal do Barreiro
·         Junta de Freguesia do Barreiro
·         Associação ADEXO
·         Primeiro orador – Dr. Mário Durval
·         Segundo orador – Dr. Isabel do Carmo
·         Terceiro orador – Dr. Luís Santos  
·         Quarto orador – Dr. Manuela Dora
·         Projecto Educação para a Saúde
·         Profª. Júlia Mendes
·         Orientadora do Projecto – Profª. Conceição Monteiro
·         A todos os media presentes – “Jornal do Barreiro”; “Noticias do Barreiro”
·         Ao grupo de Fotografia da Escola Secundária Alfredo da Silva
·         Direcção da Escola Secundária Alfredo Da Silva
·         A todas as turmas, professores e pessoas da comunidade presentes

Um agradecimento especial para as alunas Ana Rita Rodrigues Bispo e Joana Filipa Brisída Carapuça da turma B do 12º ano da Escola Secundária Alfredo da Silva pelo apoio prestado durante a preparação da conferência e o decorrer da mesma. Pedimos desde já desculpa por algum esquecimento pontual.





Cumprimentos do grupo “morangos sem açúcar”

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vitamina B2 - Riboflavina

No organismo humano, favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas visto interferir em diversas reacções químicas fundamentais para a produção de energia e é importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos.
É uma molécula fotossensível, degradando-se na presença de luz.




Porque precisamos?

Glicogênese, crescimento em crianças, manutenção dos tecidos do corpo.

Se não ingerimos...

 Feridas no canto dos lábios, língua avermelhada e inflamação das gengivas, olhos vermelhos com ardor e comichão.

Onde encontramos?

Fígado, rim, leite, queijos, ovo, iogurtes, peixes oleosos, cereais em grão (arroz, lentilha, aveia, cevada, trigo), semente de girassol e ervilhas, couves e vegetais folhosos verdes como bróculos, repolho e agrião,

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Divulgação da Conferência


O grupo Morangos Sem Açúcar conseguiu a divulgação nacional de uma das suas iniciativas no jornal Correio da Manhã

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

24 - 30 Janeiro de 2011

Afixámos na nossa escola, o nosso pequeno cartaz para divulgação do nosso blogue, que já tínhamos elaborado mas que ainda não tínhamos utilizado.

Telefonámos ao Drº Luís da ADEXO a confirmar o dia da conferência para dia 08.02.2011 e que tínhamos mais duas oradoras a Drª Isabel do Carmo e a professora Dora, ficou radiante porque já tem efectuado palestras com a Drª Isabel do Carmo e diz que é uma pessoa extraordinária e que o testemunho da professora como Ex-Obesa é a combinação perfeita.

Telefonámos à Drª Isabel do Carmo para confirmar a data da conferência e a sua disponibilidade, mas não foi possível, deixámos mensagem de voz.

▪ Foi divulgado o nosso pequeno artigo no jornal Rostos On-line em 25.01.2011 e no jornal do Barreiro em 28.01.2011.

▪ Elaboração e entrega de convites à Direcção da Escola, turmas A;B;D, de fotografia, e respectivos docentes, Drº Mário Durval, Câmara Municipal do Barreiro, Junta da Freguesia do Barreiro, Espaço J e imprensa local.