No âmbito do nosso projecto "Morangos Sem Açúcar - Obesidade em Idade Escolar",com a coordenação da Professora Conceição Monteiro, vai ocorrer no próximo dia 08.02.2011, a partir das 10:00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, uma conferência subordinada ao tema: Obesidade e Alimentação Saudável, com a participação dos seguintes oradores:
Drª Isabel do Carmo - Directora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria
Drº Luís Santos - ADEXO - Associação de Obesos e Ex-Obesos de Portugal
Professora Manuela Dora - Escritora e Ex-Obesa
Drº Mário Durval - Delegado de Saúde do Barreiro
Esta conferência tem o patrocínio da Câmara Municipal do Barreiro, Projecto de Educação para a Saúde (Professora Júlia Mendes), Junta da Freguesia do Barreiro e do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva.
No espaço J está divulgado o nosso blogue assim como esta conferência.
A divulgação desta conferência foi noticiada no "Rostos online" em 25.01.2011 e no Jornal do Barreiro em 28.01.2011.
A notícia publicada não faz referência a todos os oradores porque ainda não estavam confirmados.
Somos um Grupo de Área de Projecto do 12ºB da Escola Secundária Alfredo da Silva. Estamos a realizar um projecto num âmbito do Combate à Obesidade. Pretendemos utilizar este blogue como um "Diário de Bordo" para registo periodico das nossas informações com o propósito de auxiliar futuros projectos semelhantes ao nosso.
sábado, 29 de janeiro de 2011
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
17 - 23 Janeiro de 2011
• Contacto telefónico com o Drº Luis da ADEXO para solicitar confirmação da disponibilidade para a conferência em 08.02.2010 e relembrámos o envio do programa da conferência
• Novo Contacto com a Adexo a informar que a data da conferência tem de ser alterada por motivo de indisponibilidade do auditório da biblioteca municipal do Barreiro.
• A professora Conceição falou-nos que a professora Manuela Dora teve problemas de obesidade e que seria interessante que falássemos com ela.
• Falámos com a Professora Julia para que nos possa servir de representante junto da Câmara Municipal do Barreiro para reserva do auditório Municipal, para se efectuar a conferência.
• Configurámos a abertura dos computadores da escola, com o nosso blogue, como forma de divulgação.
• Falámos com a Professora Manuela Dora, escritor e ex. – obesa que mostrou disponibilidade para dar o seu testemunho na conferência que estamos a preparar, falou-nos do seu livro “Uma visão Holística da Obesidade” e emprestou-nos um exemplar para lermos e dar-mos a nossa opinião.
Ficámos muito satisfeitos, cada vez mais o projecto está a chegar a bom porto, mas ainda temos muito que trabalhar.
• Telefonámos para o Hospital de Santa Maria e conseguimos falar com a Drª Isabel do Carmo, em relação à disponibilidade demonstrada para colaborar no nosso projecto e confirmámos que está disponível para participar na conferência, fica a guardar que nós indiquemos a data e a hora e deu-nos o número do seu telemóvel para contactos futuros.
• Conversámos com o professor Mariano e pedimos colaboração para o nosso projecto. Sugeriu que elaborássemos em conjunto, uma receita saudável, que conste no nosso blogue, para consumo na escola.
• Telefonámos para a Barreirocópias a solicitar orçamento para a gravação de canetas para oferecermos na conferência e na escola primária. O orçamento foi de 0,35 euros/cada.
• Enviámos um e-mail para o Engº França Pereira, administrador da empresa LBC Tanquipor a solicitar patrocínio para a gravação das canetas.
Estamos ansiosos pela resposta.
A professora Júlia, enviou-nos um e-mail a confirmar que a Câmara Municipal do Barreiro autorizou e patrocinou a reserva do auditório da biblioteca Municipal do Barreiro para dia 08.Fevereiro 2011 das 09hoo até à 13h00, para a conferência.
Estamos radiantes, agora é um contra relógio até ao dia da conferência.
• Pesquisa e Manutenção da actualização de informação no blogue.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
VITAMINA C ( ÁCIDO ASCÓRBICO)
A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) é uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo. É uma das vitaminas hidrossolúveis, o que significa que seu organismo usa o que necessita e elimina o excesso.
Porque precisamos?
A vitamina C ajuda as células do organismo, incluindo os ossos, os dentes, as gengivas, os ligamentos e os vasos sanguíneos, a crescer e permanecer sadias. Também ajuda o organismo a responder à infecção e ao stress, além de auxiliar a utilização eficiente de ferro.
Se o organismo não receber quantidades diárias suficientes de vitamina C, ficará mais propenso a apresentar equimoses na pele, sangramento nas gengivas, má cicatrização das feridas, perda de dentes, dores nas articulações e infecções.
Pode diminuir os riscos de doenças coronárias e alguns tipos de cancro.
Se não ingerimos...
Dor nas articulações. Escorbuto. Hemorragia na gengiva.
Onde encontramos?
Kiwi, morango, laranja, tomate, brócolis, pimentão doce.
sábado, 22 de janeiro de 2011
Exposição Escolar
É com extrema felicidade que anuncia-mos a chegada dos cartazes/panfletos e posterior afixamento dos mesmos no espaço escolar, Escola Secundaria Alfredo da Silva, o grupo morangos sem açucar agradece o apoio da associação ADEXO. Em seguida encontra-se o registo fotografico da exposição.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Outro Sumo Anti Celulite
Como as receitas dos sumos anti celulite têm tido muito sucesso, aqui vai mais uma para experimentarem.
4 cenouras
Modo de preparação: Lavar todos os ingredientes e bata tudo muito bem no liquidificador. E já está, depois é só Beber, com ou sem gelo.
O pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.
1/2 pepino,
1 beterraba,
1/2 maçã,4 cenouras
Modo de preparação: Lavar todos os ingredientes e bata tudo muito bem no liquidificador. E já está, depois é só Beber, com ou sem gelo.
O pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
10 - 16 Janeiro de 2011
• Levantamento das t-shirt`s
• Solicitámos por e- mail à ADEXO o programa da conferência.
• Digitalização de documentação para inserir no blogue
• Colocação de cartazes e Panfletos, fornecidos pela ADEXO, em vários locais na escola:
Entrada Principal
Bar
Entrada da sala de Professores
Entrada dos Alunos
Centro de Recursos
• Vestimos as t-shirts “Morangos sem Açúcar” , e tirámos fotografias junto à exposição dos cartazes e panfletos afixados na escola.
• Ida ao espaço J e postagem de alguns cartazes sobre a Obesidade, fornecidos pela ADEXO.
• A nutricionista Drª Anabela Lopes da Plataforma contra a Obesidade, respondeu à nossa carta e informou-nos que está disponível para participar numa conferência, mas temos que pagar os custos da sua deslocação que é de 44, 85 euros.
Estamos a ponderar a resposta a dar, contudo como já temos outras alternativas para a conferência, estamos a pensar solicitar uma entrevista por escrito. Vamos elaborar um conjunto de perguntas e depois trocamos impressões com a professora.
• Preparação da ida à escola primária – A professora ficou de falar com a responsável da escola primária para agendar uma data para a nossa deslocação.
• Elaboração de um pequeno artigo de apresentação do nosso projecto, o qual foi entregue à professora Júlia que por sua vez entregará na CMB, para ser divulgado na comunicação social local.
• O Drº Mário Durval enviou-nos por e-mail um livro de receitas tradicionais alentejanas. Ficámos muito satisfeitos e vamos inserir as receitas no nosso blogue, numa pasta designada “Receitas tradicionais alentejanas”
• Manutenção da actualização de informação no blogue
Barriga Lisa - Alimentação
A primeira coisa a fazer é olhar com olhos de ver para o seu prato. As gorduras, os açúcares, os lacticínios, o álcool e o sal são os grandes inimigos de uma cintura esbelta. Portanto, vire-se antes para os seus amigos: a água sem gás, os alimentos naturalmente magros (e não os produtos light ‘emagrecidos’ industrialmente), tudo o que promova o bom trânsito intestinal (como os iogurtes magros com bactérias benéficas tipo bifidus, as frutas frescas, os legumes de preferência cozidos, os cereais integrais), as proteínas vegetais (nozes, amêndoas, pinhões), o peixe e as carnes brancas.
A expansão da cintura também está muitas vezes associada a uma tendência para retenção de líquidos. É aquela sensação que muitas mulheres têm de que a roupa vai encolhendo sobre o seu corpo à medida que o dia avança: chega-se à noite doida para desapertar tudo, desde a alça do sutiã ao fecho das calças. Neste caso, os alimentos e tisanas levemente diuréticos ajudam imenso: pepino, ananás, pêra, melão, e melancia, alho-francês, chá de carqueja e chá dente-de-leão.
Um suplemento alimentar à base de CLA (ácidos gordos naturais que favorecem a transformação das gorduras acumuladas na zona abdominal em energia utilizável pelos músculos, desde que a sua ingestão seja acompanhada de exercício físico) pode dar uma ajuda, em complemento com uma alimentação equilibrada.
Outra medida importante é comer mais vezes e menos de cada vez, para não obrigar o estômago a alargar demasiado. O nosso estômago tem sensivelmente o tamanho de uma mão (palma e dedos esticados juntos) e, embora consiga dilatar-se para acomodar a comida que ingerimos, o ideal é não comer mais do que cabe na concha das suas mãos em cada refeição. Lembre-se também de que a digestão começa na boca, com a mastigação e as enzimas da saliva, por isso mastigue muito bem cada garfada para não obrigar o estômago a trabalhos forçados que o irão dilatar e gerar gases indesejáveis.
Outra medida muito importante é comer sentada, com calma. Engolir a comida à pressa, mastigada às três pancadas, é uma das causas da produção de gases que dilatam a barriga.
A expansão da cintura também está muitas vezes associada a uma tendência para retenção de líquidos. É aquela sensação que muitas mulheres têm de que a roupa vai encolhendo sobre o seu corpo à medida que o dia avança: chega-se à noite doida para desapertar tudo, desde a alça do sutiã ao fecho das calças. Neste caso, os alimentos e tisanas levemente diuréticos ajudam imenso: pepino, ananás, pêra, melão, e melancia, alho-francês, chá de carqueja e chá dente-de-leão.
Um suplemento alimentar à base de CLA (ácidos gordos naturais que favorecem a transformação das gorduras acumuladas na zona abdominal em energia utilizável pelos músculos, desde que a sua ingestão seja acompanhada de exercício físico) pode dar uma ajuda, em complemento com uma alimentação equilibrada.
Fonte: http://www.corposaudavel.net/barriga-lisa-alimentacao/
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Vitamina B1 ( Tiamina)
Porque precisamos?
Bom para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.
Auxilia as células no metabolismo da glicose.
Se não ingerimos...
Inicialmente temos irritação, falta de concentração, depressão, problemas de sono e perda de apetite. A longo prazo temos flacidez muscular, confusão mental e perda de memória.
A carência desta vitamina na alimentação humana pode conduzir à avitaminose
Onde encontramos?
Ervilha, feijão, gérmen de trigo, fígado, amendoim, carne de porco, pão Semente de girassol, cereais integrais.
O álcool, café e tabaco podem prejudicar a absorção da vitamina B1.
domingo, 16 de janeiro de 2011
sábado, 15 de janeiro de 2011
Receitas tradicionais alentejanas - Assado de peixe
Os morango sem açúcar agradecem ao Drº Mário Durval - Delegado de Saúde do Barreiro o envio do livro de Receitas Tradicionais Alentejanas.
Este livro foi elaborado no âmbito do "Encontro de Saúde do Alentejo" da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Alentejo, que propôs ao Núcleo Regional do Alentejo da Plataforma contra a Obesidade que o elaborasse com sugestões que pudessem tornar as receitas mais saudáveis.
Este livro foi elaborado no âmbito do "Encontro de Saúde do Alentejo" da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Alentejo, que propôs ao Núcleo Regional do Alentejo da Plataforma contra a Obesidade que o elaborasse com sugestões que pudessem tornar as receitas mais saudáveis.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
VITAMINA A
Porque precisamos?
Desenvolvimento normal dos tecidos. Mantém a saúde da pele e dos tecidos superficiais. É necessária para uma boa visão.
Se não ingerimos... Dificuldades de visão à luz baixa, pele desidratada, redução da resistência contra infecções, principalmente dos pulmões.
Onde encontramos?
Fígado e vísceras, cenoura, brócolos, vegetais verdes folhosos, aboborinha, manga, mamão, batata doce, leite integral e seus derivados (manteiga e queijo) , gema de ovos e peixes oleosos.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
03 - 09 Janeiro de 2011
• Ida ao Shopping Via Europa à loja Barreirocópias, entregar ao Srº Mocho o ficheiro com o esquema de estampagem para frente e verso das t-shirt`s.
• Afixação do nosso panfleto que já tínhamos elaborado, mas que ainda não tínhamos utilizado.
• Elaboração de uma carta para a Câmara Municipal do Barreiro a requisitar o
Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.
• Ida ao espaço J para divulgação do nosso projecto e blogue
• Mais uma boa novidade a Drª Isabel do Carmo – Directora do serviço de endocrinologia do Hospital de Santa Maria, respondeu à nossa carta e mostrou disponibilidade para colaborar na conferência.
Ficámos EUFÓRICOS, uma Drª com renome a querer colaborar connosco.
• Pesquisa e Manutenção da actualização de informação no blogue
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Vitamina D
Porque precisamos?
Necessária para absorção do cálcio e fósforo. Crescimento e resistência dos ossos e dentes. Saúde dos nervos e músculos ligados ao cálcio.
Se não ingerimos...
Menor crescimento ósseo e fraqueza muscular Raquitismo
Risco maior de fraturas.
Menor crescimento ósseo e fraqueza muscular Raquitismo
Risco maior de fraturas.
Onde encontramos?
Gema de ovo; Salmão, Cavala, Arenque e em menor quantidade na Sardinha e o Atum.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Vitaminas - Fonte de Saúde
As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças.
Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes ,sendo que o nosso corpo só consegue produzir vitamina D.
Portanto, seu papel não é simplesmente prevenir o aparecimento de doenças, mas ajudar o corpo a se manter saudável.
As vitaminas desempenham múltiplas funções – por exemplo, promovem coagulação do sangue, formação de hormonas, mantêm os tecidos e fortalecem o sistema imunológico. Resumindo: elas determinam o bom funcionamento das células. Não é exagero dizer que oferecem energia e bem-estar ao nosso corpo.
São encontradas na natureza e no nosso organismo mesmo, mas em quantidade irrisória. Os alimentos orgânicos (animais, legumes, grãos, verduras e frutas) são ricos nessas substâncias tão essenciais à vida – o que explica por que a alimentação equilibrada faz tão bem ao funcionamento do nosso corpo. Explica também por que pessoas que têm alergia a leite ou são portadoras de doenças crónicas, por exemplo, muitas vezes precisam tomar suplementos vitamínicos.
As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K.
Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a função de coenzimas.
Apesar de precisarem ser consumidas em pequenas quantidades, se houver deficiência de algumas vitaminas, estas podem provocar doenças específicas, como: beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
27 - 02 Janeiro de 2011
• Contacto telefónico com o Srº Mocho da empresa Barreirocópias, para orçamento para aquisição de 6 t-shirt`s com estampagem.
• O orçamento foi dado por telefone, sendo o custo de 8 euros/ t-shirt , incluindo estampagem.
• Pesquisa e Manutenção da actualização de informação no blogue
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Sumo para combater a Celulite
Ingredientes
• 1 maçã
• ¼ de toranja
• Copo de água
• Algumas folhas de hortelã
• 1 pêra
• 2 talos (sopa) de aipo
• 4 cubos de gelo
• 1 maçã
• ¼ de toranja
• Copo de água
• Algumas folhas de hortelã
• 1 pêra
• 2 talos (sopa) de aipo
• 4 cubos de gelo
Triture na centrifugadora a maça, a pêra, a toranja e o aipo. Coloque o sumo em um copo com o gelo e salpique com hortelã picada.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Frango Saudável
Frango assado com pouca gordura, só um pouco de azeite. Como o tomate larga muito suco, o frango praticamente é cozido no suco do tomate.
Ingredientes:
Preparação:
Prepare o frango tirando toda a pele.
Num pirex coloque no fundo uma boa camada de cebola e outra de tomate, coloque também o tempero a gosto. Disponha o frango inteiro ou em pedaços, regue-o com um fio de azeite, leve ao forno e retire quando estiver douradinho.
Sugestões:
Para tempero sugiro que utilizem ervas aromáticas como o tomilho ou o alecrim, fica excelente.
Fonte:www.ritualis.pt
Subscrever:
Mensagens (Atom)