terça-feira, 2 de novembro de 2010

Obesidade Mórbida

'Obesidade Mórbida', 'Extremamente Elevada' ou 'Muito Grave', são várias formas de designar uma doença grave que tem como consequência principal a redução da qualidade de vida do obeso.

Considera-se Obesidade mórbida quando o índice de massa corporal (IMC) ultrapassa o valor 40.

A 'Obesidade Mórbida' é considerada uma doença crónica, isto é, os seus sintomas desenvolvem-se lentamente ao longo dum largo período de tempo.

Causas da Obesidade Mórbida
L comer em excesso
L comer rápido demais
L comer mal
L falta de exercício
L predisposição genética
L factores psicológicos
Tipos de Doença

A Obesidade mórbida além de conduzir a doenças típicas de obesidade, sendo as mais comuns:
D diabetes
D hipertensão arterial
D insuficiência cardíaca
D apnéia do sono
D impotência nos homens
D infertilidade nas mulheres
D falta de ar ao menor esforço
Também pode apresentar problemas:
è Sociais
Como irregularidade no trabalho, perda de emprego ou dificuldade de conseguir emprego, dificuldades para realizar tarefas simples como fazer a higiene pessoal, sentar numa cadeira, andar de autocarro, subir escadas e até mesmo se mover em casa, entre outros.
èPsicológicos
Como dificuldades afectivas e sexuais, sentimento de isolamento e discriminação, frustração em relação ao vestuário.

Os pacientes obesos apresentam limitações de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele nas suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendo ser algumas vezes graves.

Além disso, sobrecarregam a sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de varizes.

Métodos de tratamento


O método para tratamento depende do nível da obesidade, condição geral de saúde e motivação para perder peso.

O tratamento conservador da obesidade, através de mudanças no hábito alimentar, comportamental, exercícios físicos e medicamentos tem o seu lugar, porém, são ineficazes quando se trata de obesidade mórbida. Nesta situação a cirurgia, para redução do estômago, é a única solução.

O objectivo do tratamento cirúrgico é não só eliminar ou minimizar as doenças associadas à obesidade, como também resolver problemas psicológicos e sociais causados pela mesma, nas coisas mais simples da vida.

TÉCNICAS DE CIRURGIA PARA OBESIDADE MÓRBIDA

Nos anos 80, iniciou-se a era das cirurgias restritivas, ou seja, aquelas que restringem a ingestão alimentar por diminuição do volume do estômago de aproximadamente 2,0 litros para algo em torno de 20 ml promovendo assim, saciedade precoce.
Baseando-se neste princípio restritivo estão as bandas gástricas, ou prótese de silicone, inicialmente colocadas por cirurgia aberta e ultimamente por laparoscopia. Estas bandas "estrangulam" a parte superior do estômago formando um estômago em "ampulheta" dificultando o esvaziamento do compartimento superior para o inferior, levando à saciedade precoce. Com esta técnica consegue-se uma diminuição do peso de 20% a 25 %. A durabilidade da prótese é de aproximadamente 15 anos.
No final dos anos 80 e início dos anos 90, surgiu o tipo híbrido de cirurgia para obesidade, o qual associa a restrição através da redução do estômago com uma ligeira diminuição do intestino (apenas 1 metro) levando a uma má absorção.Com esta técnica consegue-se uma perda de cerca de 40 % do peso pré-operatório e mantém-se assim com o passar dos anos. Esta é actualmente a técnica mais utilizada em todo o mundo.

Obesidade mórbida em Portugal

Cerca de 300 mil portugueses sofrem de obesidade mórbida. Os dados foram revelados no Congresso Português de Dietética e Nutrição, que decorreu nos dias 25 e 26 de Setembro, em Lisboa. 


A prevenção da obesidade mórbida deve começar bem cedo, quando ainda criança com o incentivo a atividade física, e claro, bons hábitos alimentares.

4 comentários:

  1. eu ja fui assim e agora graças a este blog ja estou bom. pesava 150 kg ja peso 80, voces sao os melhores :')

    ResponderEliminar
  2. vcs são demais eu pesava 100kls agora estou pesando 50 graças a vcs.

    ResponderEliminar
  3. ser gordo e viver com dificuldades mais agora eu penso diferente por causa deste blog eu pesava 115kls e agora estou com 96 estou muito feliz

    ResponderEliminar
  4. ser gordo nao e facil tento emagrecer mais nao consigo

    ResponderEliminar