Estudo publicado no "Radiology"
A obesidade ou o excesso de peso podem causar uma deterioração rápida da cartilagem do joelho, conduzindo à osteoartrite, revela um estudo publicado na revista científica “Radiology”.
Durante um período de acompanhamento de 30 meses, os investigadores constataram que houve uma perda lenta da cartilagem do joelho em 20,2% dos pacientes e uma rápida perda da cartilagem do joelho em cerca de 5,8% dos pacientes.
O estudo indicou que os principais factores de risco para a perda de cartilagem estavam relacionados com um dano prévio na cartilagem, ser obeso ou ter excesso de peso, ter sofrido uma lesão na cartilagem do menisco do joelho e uma lesão grave, observada através de uma ressonância magnética. Outros factores incluíam a inflamação da membranan que reveste as articulações e uma acumulação anormal de líquido nas articulações.
Os cientistas evidenciaram a relação entre a obesidade e a perda rápida de cartilagem. Por cada aumento de unidade ocorrido no índice de massa corporal, a probabilidade de perda rápida de cartilagem aumentava cerca de 11%.
Os autores do estudo aconselham as pessoas a controlar o seu peso através da adopção de uma dieta saudável e da prática de exercício físico, de forma a prevenir problemas osteoarticulares do joelho.
ALERT Life Sciences Computing, S.A.
20 de Julho de 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário