A Organização Mundial de Saúde classifica a Obesidade como a epidemia global do século XXI e a verdade é que é a 2ª causa de morte passível de prevenção.
Esta doença é transversal a todas as idades, mas especialmente preocupante entre os mais jovens. Em 2010, 43 milhões de crianças com menos de 5 anos eram obesas.
Esta é uma doença na qual a prevenção assume um papel preponderante.
O dia 21 de Maio é o Dia Nacional da Luta contra a Obesidade, Para assinalar este dia a Associação de Doentes Obesos e EX-Obesos de Portugal (ADEXO) promove uma série de actividades no Estádio Universitário, Lisboa. Neste programa de entrada livre incluem-se rastreios gratuitos, passeios de bicicleta, jogos, aulas de ginástica e uma marcha do Coração. Esta associação foi criada para ajudar quem sofre de obesidade e prevenir o desenvolvimento desta doença.
Também no âmbito do projecto Educação para a Saúde o Hospital Cuf Infante Santo vai promover uma palestra intitulada o ABC da Alimentação Saudável, na próxima quarta-feira, dia 25. Uma iniciativa , com cerca de 50 alunos, que pretende sensibilizar os jovens para a necessidade de adoptarem um estilo de vida saudável.
Por muitos programas que existam o exercício físico regular e uma alimentação equilibrada são fundamentais quando se fala em controlar o peso. O único método seguro a longo prazo é gastar mais calorias que aquelas que se consome.